Colegas
Concurseiros.
Vocês
que sonham em ingressar no serviço público e, em especial, laborar num dos 24 Tribunais
Regionais do Trabalho, poderão conseguir tal objetivo, sendo aprovados num dos
concursos dos Tribunais Regionais Federais.
Tal
hipótese foi levantada na semana passada, quando da divulgação da aprovação da
PEC nº 544/02, que cria 4 TRFs, com o desmembramento dos 5 já existentes,
totalizando 08.
Consultando
os editais dos concursos dos Tribunais Regionais Federais da 4ª e 5ª regiões, restou
constatada tal previsão, por meio de cessão dos candidados aprovados em
concurso público.
No
edital do concurso do TRF da 4ª Região, realizado em 2012, e organizado pela
Fundação Carlos Chagas, havia a seguinte previsão:
XIII. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS6. Os candidatos habilitados e não nomeados poderão, a critério da administração do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, ser aproveitados e nomeados por outro Órgão do Poder Judiciário da União, desde que o exercício do cargo se dê no âmbito da mesma região geográfica para a qual o candidato foi aprovado no Concurso, obedecida a respectiva classificação e conveniência administrativa, com observância da identidade do cargo e expresso interesse do candidato.
Já
no edital do concurso do TRF da 5ª Região, realizado em 2012, também organizado
pela FCC, previa o que segue:
XV. DO PROVIMENTO DOS CARGOS11. O TRF 5ª Região poderá ceder candidatos aprovados no Concurso de que trata o presente Edital a outros órgãos do Poder Judiciário Federal, para fins de nomeação mediante a observância dos seguintes requisitos:I - Obediência à estrita ordem de classificação;II - Anuência do candidato;III - Existência de candidatos aprovados na Categoria correspondente a duas vezes o quantitativo da lotação.
Portanto,
é plenamente possível ser aprovado no TRF e ser cedido para o TRT.
Com
o aumento do número de TRFs, exisitirá a necessidade de realização de concursos
públicos para provimento dos cargos, aumentando, consideravelmente, suas
chances de trabalhar num dos TRTs.
Fiquem
ligados!
Equipe
CLT
Como assim, não entendi! se foram criados mais TRFs, para que o TRT vai chamar, se vai faltar gente nos novos tribunais federais?
ResponderExcluirPois eh, no entanto diminui as chances de cham,ar quem foi aprovado no TRT! Muito errado isso, quer trt, faca prova do trt!
ResponderExcluirNão deveria de ser o contrário? Ser aprovado no TRT e ser cedido para o TRF? Acho que faria mais sentido... Ainda mais porque tem a criação desses novos TRFs.
ResponderExcluirConcordo contigo.
ExcluirVerifiquei no edital do TRT-PR, item 7, página 10, da parte de provimento, e há q previsão de poder ser cedido candidato aprovado no concurso a outros órgãos do Poder Judiciário da União, com sede no PR.
ResponderExcluirOLHE BEM CERTINHO O CAPÍTULO XIV PROVIMENTO DOS CARGOS INCISO 7 DO EDITAL DO TRT 9...
ResponderExcluirDEIXEM DE ILUSAO: NEM O PROPRIO CONCURSO EM QUE O CANDIDATO É APROVADO TÁ CHAMANDO, QUEM DIRÁ AQUELE QUE ELE NÃO FEZ. SE O TRF RESOLVER CHAMAR OS APROVADOS EU JÁ FICO MAIS DO QUE FELIZ!!DESABAFO...
ResponderExcluirAntonio não quero aqui lhe provocar nem dizer que você não tem conhecimento de causa. Em Rio Grande do Sul o TRF cedeu parte dos concursado para o própio TRE-RS. Em Brasília o TST também, aproveitou alguns concursados. Portanto para que isso ocorra é preciso criar uma comissão e após a homologação a comissão deve marcar uma audiência com o presidente do TRT-09 de Curitiba-PR e demonstrar o interesse em serem aproveitos no futuro TRF que será instalado em 06 meses em Curitiba-PR conforme a PEC 544/2002 que foi retira da votação para algum ajuste por erro formal e que se encontra com a área técnica. Se você fez o concurso do TRT-9 e fcou entre os 900 parabéns é uma grande chance de você ser aproveitado. BOA SORTE
ExcluirResumindo: Quando o filho de um juiz passar em um órgão, ele poderá ir para o outro, com respaldo legal!
ResponderExcluirMandou bem Juliano... é mais ou menos por aí !
ExcluirGostaria de saber se é possível ser nomeado para um trt mas tomar posse e entrar em exercício em outro trt devido a carência. Digo isso através de ação judicial. Já viram um caso concreto desses?
ResponderExcluirApós um ano do lançamento do edital do TRF1 QUE FOI EM 29/09/2017, e até agora o TRF1 aqui em Boa Vista -RR, não chamou nenhum candidato dos TÉCNICO JUDICIÁRIO ADMINISTRATIVO.... O CANDIDATO PASSA ANOS ESTUDANDO SE DEDICANDO PRA NADA.... ALGUEM TEM UMA RESPOSTA PRA TANTA DEMORA?
ResponderExcluir